CARACTERÍSTICAS de CAMPEÃO: TRAÇOS de PERSONALIDADE de atletas VENCEDORES

Você também sente que nossa sociedade brasileira contemporânea carece de uma cultura vencedora? Digo isso devido aos resultados atuais da economia, educação e outros setores.

Buscar modelos de sucesso e disseminar esse conhecimento para influenciar pessoas contribui para o progresso dos indivíduos da sociedade.

O espelhamento em características de atletas bem sucedidos serve tanto para aqueles que visam resultados no esporte, quanto para aqueles que desejam obter sucesso em outras áreas.

Pesquisei através do Google Acadêmico a combinação das palavras “traços personalidade atletas campeões” e desejo compartilhar com VOCÊ o resumo de um dos artigos apresentados como resultado da pesquisa.

É o artigo de título “Atitudes mentais de um campeão”, escrito por Rafael Duailibe Leitão, enxadrista heptacampeão brasileiro, possuidor do título de Grande Mestre Internacional de Xadrez.

O autor compreende o esporte como uma metáfora da vida, ideia da qual compartilho. Afinal, a partir da análise das ocorrências esportivas, aprendemos lições que podem ser modeladas e aplicadas de forma bem sucedida em todos os outros papéis que desempenhamos, sobretudo no âmbito profissional.

O artigo mencionado foi fundamentado na experiência de Rafael como esportista profissional de sucesso, e também em suas investigações a respeito das características de outros grandes enxadristas.

Segundo o autor, estudar os traços de esportistas de modalidades individuais faz com que traços de personalidade se sobressaiam, uma vez que o desempenho do atleta não é maculado pelo desempenho de outros membros da equipe. Menciona que o fato de o xadrez ser um esporte individual e predominantemente mental faz com que as características mentais dos atletas fiquem claramente evidentes através dos movimentos e resultados no tabuleiro.

As qualidades mentais destacadas, denominadas pelo autor como “talentos genéricos”, foram: 

Confiança: campeões duvidam menos e não sofrem pressão por este fator;

Dedicação: “Grandes atletas relatam que, além de chegarem cedo e saírem tarde dos treinamentos, passavam várias horas visualizando e repassando mentalmente as habilidades aprendidas.”;

Concentração: lapsos de concentração são fatais;

Coragem: não ter medo de errar ou de se sentir ridículo perante a plateia; é difícil enfrentar um adversário destemido;

Criatividade: contribuição para o desenvolvimento de novas ideias;

Competitividade: contra outros ou contra si próprio; a falta de competitividade pode ofuscar a carreira de brilhantes talentos esportivos;

Pensamento estratégico: dentro da prática do xadrez, o pensamento estratégico tem como componentes autoconhecimento, objetivo, planejamento, tática e avaliação.

Uma consideração importante diz respeito ao fato de que todas essas qualidades podem ser treinadas. 

Finalmente, o autor menciona que a facilidade em desempenhar determinadas habilidades é um trunfo que deve ser cercado pela dedicação e esforço em outras áreas menos fluentes. A competência técnica, ou “talento específico”, muitas vezes resultado de uma pré-disposição genética, é de suma importância. Mas com a ausência das qualidades mentais é impossível ser um campeão no esporte.


BetoRossini

Inscreva-se no canal www.YouTube.com/BetoRossini
Acesse o blog www.BetoRossini.com

Postagens mais visitadas deste blog

O que é HIPNOSE?

O estado de transe (frequências cerebrais)